Inspirada em uma viagem por um labirinto, numa peregrinação onde conflitos e lutas se desenlaçam, o Centro Cultural do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (CCTRT/RJ), localizado no prédio-sede, recebe a exposição “Labirinto da Vida”, com pinturas e desenhos do artista plástico Bernardo Belfort. A abertura acontece nesta sexta-feira (26/4), às 14h, e a exposição fica em cartaz até o dia 31 de maio, de segunda à sexta, das 9h30 às 16h30. O artista plástico explica que a mostra é formada por quatro séries: vida; sorriso da natureza; rostos-homens e crepúsculo da senzala-trabalho. “Neste labirinto há lições de como elevar-se e renovar-se; viver sua missão; dar frutos, através de seu dom; alimentar-se da terra com respeito, espalhar sementes com suas ações, ter generosidade e gratidão com o que se recebe da vida e praticar a doação como expressão do amor e ampliação da sabedoria”, explica. O artista define sua obra como algo que não se distancia dos temas espirituais mais profundos, somados à percepção das vicissitudes resultantes da negligencia do homem diante da natureza, na ironia sofisticada dos rostos em seus desenhos e na consciência de que o trabalho livre da opressão é parte do caminho da libertação no labirinto da vida.
SOBRE O ARTISTA
Bernardo Belfort se mudou para Londres aos 22 anos, viveu na França e agora retornou a sua terra natal, Brasil, de onde nunca se afastou totalmente. Autodidata, desenha desde os quatro anos, e se mantém distante dos formalismos e academicismos, dando lugar á liberdade criativa. Já expôs em Paris, em Montparnasse, na galeria Monod, no Salão de Outono de Paris e na Bretanha. Mostrou sua arte em Londres, Roma, Florença, Monte Carlo, Alemanha e depois na Martinica. No Brasil expõe no Memorial Getulio Vargas, no parque das Ruínas e conquistou com seus desenhos o 63º Salão de Artes do CMRJ em 2018.
SERVIÇO
Exposição: “Labirinto da vida” Artista plástico: Bernardo Belfort Abertura dia 26 de abril de 2019, das 14h às 16h30 Período de exposição: de 29 de abril a 31 de maio de 2019, das 9:30 às 16:30 horas, de segunda à sexta-feira. Veja abaixo o cartaz da exposição.